Iriver Cover Story

Iriver Cover Story
Iriver - MP3, MP4, E-books

terça-feira, 17 de maio de 2011

O que é Leitor de Livro Digital - E-book?

Algumas Definições:

O QUE É LEITOR DE LIVROS DIGITAIS (EBOOK READERS)?
- Também chamado e-reader, é um dispositivo eletrônico, que é projetado principalmente para leitura de livros digitais, jornais, revistas e gibis (comics). Utiliza a tecnologia E-INK para exibir o conteúdo para os leitores. As principais vantagens destes dispositivos são a portabilidade, legibilidade de suas telas sob luz solar intensa e longa duração da bateria (o consumo de bateria só se dá na virada de  páginas – No caso do IRIVER STORY – 9000 págs).

O QUE É E-INK?
- Conhecido como papel eletrônico, produzido pela E-INK CORPORATION, uma junção de grandes empresas que desenvolveram esta tecnologia para tornar a leitura tão agradável quanto a de um livro de papel, permitindo inclusive a leitura sob a luz do sol, mesmo que intensa, diferentemente de um monitor de computadores, notebooks e netbooks (LCD/LED).
- É graduado por escalas de cinzas que dão o tom nos displays.

O QUE É E-BOOK?
- É a versão eletrônica de um livro impresso, que pode ser lido em equipamentos eletrônicos, como computadores, leitores de livros digitais (ebook readers), ou até mesmo celulares que suportem esses formatos.
- Não há o risco de esgotar uma edição, uma vez que o mesmo esteja em formato digital.
- Os formatos mais comuns de ebooks, são e-PUB e PDF.

O QUE SIGNIFICA e-PUB?
- É o padrão internacional de formato eletrônico para e-books.
Um livro em formato ePub permite que a leitura seja uma boa experiência visual em qualquer aparelho, independente do tamanho da tela ou do sistema. Pode-se aumentar ou reduzir o tamanho da fonte, alargar ou diminuir o tamanho da página - o texto se adapta a essas mudanças, mostrando-se bastante flexível, permitindo o redimensionamento adequado à tela de cada dispositivo.

O QUE SIGNIFICA PDF?
- O formato PDF (sigla para portable document format – formato de documento portável) é um formato de arquivo, desenvolvido pela Adobe Systems em 1993, para representar documentos de maneira independente do aplicativo, hardware ou sistema operacional usados para criá-los ou lê-los. Também oferece uma ótima experiência de leitura, porém, dependendo do arquivo, é interessante que ligue o refluxo. Com o arquivo aberto, você entra em Option, refluxo ligado. Para arquivos PDF gerados por scanner, a imagem pode não ser de boa qualidade, aí não será possível a rediagramação.

- Algumas livrarias já disponibilizam vários títulos em português, e a tendência é aumentar rapidamente a quantidade desses títulos.
- As livrarias usam um sistema de proteção (DRM) quando o cliente compra os seus títulos digitais (o mais usado aqui é o Adobe ID).
- Normalmente os títulos em formato digital são mais baratos, que os de livros impressos.


O QUE É DRM?
- DRM significa Digital Rights Management (Gerenciamento de Direitos Autorais) e é utilizado para garantir que um eBook pertença somente a uma pessoa e não possa ser copiado ilegalmente. Esse gerenciamento permite que as leis de proteção aos direitos autorais sejam respeitadas e os autores e editoras sejam devidamente compensados.

Um comentário:

  1. Além de podermos levá-lo para qualquer lugar estamos ajudando a natureza!

    ResponderExcluir